Blog - Notas, considerações e avisos.

5–  Sobre informações extras encontradas nos comentários

Costumo responder os comentários com informações a respeito do futuro da série e esclarecimentos de dúvidas a respeito dela. Se desejar, dê uma olhada nas seções de comentários para saber mais a respeito, de acordo com as questões dos leitores do blog.

4– Sobre o download das músicas

Sim, você pode baixar as músicas do site. Basta clicar no botão “Download” no canto direito superior do player da música.

3-  Problemas em abrir algumas páginas do capítulo 1

Algumas pessoas diziam ter problemas em abrir algumas páginas do capítulo 1.
Esses problemas estão, aparentemente, resolvidos. Por favor, se possível,  avisem se está tudo ok, quem tinham esses problemas.

2- Sobre o botao “Follow” no canto inferior direito da página

Eu acho que muita gente não percebeu, mas há um botão “Follow” no canto inferior direito da página. Ele serve pra vocês cadastrarem seus e-mails para receberem notificações assim que novas páginas são postadas.
Se desejar saber que a página entrou assim que ela subir pro blog, por favor, deixe seu e-mail lá.

1 – Sobre o ritmo da narrativa de Era da Ferrugem

Embora seja muito legal ter o feedback imediato dos leitores do Era da Ferrugem logo que posto uma página nova, não consigo não me incomodar com o fato da quebra de narrativa da história com esse tipo de postagem que estou fazendo (duas páginas semanais).
O ritmo da história sempre é quebrado de uma página a outra e, muitas vezes, a sensação de que “não acontece nada na trama” pode surgir.
Acontece que, se tudo estivesse pronto, a leitura de Era da Ferrugem seria relativamente rápida e a trama pareceria se desenvolver bem mais rapidamente, fazendo o ritmo de leitura ser mais agradável e menos angustiante (para quem diz ficar muito ansioso entre uma página e outra, rs).

Por outro lado, muitas pessoas me disseram gostar de entrar no blog e ser surpreendido por uma nova página (ou até uma música) e parecem não se importar com o ritmo das postagens, talvez por ser algo comum em muitas webcomics seriadas (nacionais e internacionais).
De qualquer maneira, vou continuar com as atualizaçãoes de duas páginas semanais e que , mais tarde, quando tudo estiver pronto e em forma de livro, vocês possam reler o episódio do começo ao fim sem interrupções (até o segundo livro começar…).

Samuel Fonseca
🙂

21 comments

  1. Eu sou daqueles que não curtem ler dessa forma partida e preferem esperar o capítulo estar completo. No entanto, não critico essa sua maneira de postagem por páginas…

    O que sugiro, todavia, é uma possibilidade dos seguidores poderem escolher entre receber cada notificação de novas páginas por e-mail ou apenas quando o capítulo for completo, por exemplo. Não sei o quanto isso seria viável, mas fica a sugestão.

    1. Eu achei a ideia muito boa, Giovanni. O único problema é que, como uso o sistema do WordPress, só consigo enviar o e-mail de notificação a cada novo post, mesmo. Vou procurar saber mais sobre isso, mas, olhando por cima, não acho que tenha outra alternativa : /

  2. Parabéns pelo seu trabalho Samuca, está impressionante. Tenho que concordar quanto a quebra na história, mas como acompanhamos desde o começo, sabemos da sua disponibilidade de tempo em publicá-las. Porém, vejo que este detalhe não interfira no enredo e trama da história, visto que vem se tornando cada vez mais interessante. Espero que além do feedback positivo que você está conseguindo, espero que surja oportunidades de publicações, podendo mais pra frente, torna-se uma saga remunerada. Porque não? kk
    De qualquer modo, te desejo sorte, e se puder, publica logo outras páginas kkkkk
    Abraços!

    1. Hahaha, “Samuca” ficou depois da brilhante explicação, né?

      Valeu pelas palavras.

      Não interfirirá mesmo na trama, pois ela já está bem estruturada e pré-esboçada, assim, agora é só desenhar as páginas propriamente ditas.
      Remuneração seria ótimo, claro! Mas, nesse momento, acho que o importante mesmo ainda é espalhar a história para que mais pessoas passem a conhecer e vocês estão me ajudando bastante nisso. Muito obrigado!

  3. bom já acho q postagem partida dá aquele ar de curiosidade de suspense acho isso legal um ar de suspense que não teria se tivesse pronta pq força o leitor a questionar a seguinte pergunta “que será que vai acontecer neste capítulo?” aumentando a vontade de tá lendo

  4. samuel, vc pode ficar velho e gordo, como o george r. r. martin.. ai vamos todos ficar p**** da vida, na expectativa do ultimo capitulo. Eu creio que deve até rolar roda de energia, mesa branca e essas paradas entre os fãs, pra manter o Martin vivo. 😛
    Melhor que plano de saúde pago, né? auhahuahua Seu sem vergonha! Entendi tudo agora!

    1. Hahahahahaha.
      A verdade é que eu quero fazer uma história sem fim. Conforme for ficando velho e senil, a história vai, cada vez mais, perdendo seu sentido. Quero frustrar todas as expectativas e deixar todo mundo triste e desapontado quando o Piet se transformar em Pietra, uma dançarina de boate meio mulher meio águia, depois de ter perdido uma aposta com o diabo.

      (É brincadeira, caso alguém leia isso e leve a sério.)

      1. eu n levei a serio

        mais o trecho

        “Piet se transformar em Pietra, uma dançarina de boate meio mulher meio águia, depois de ter perdido uma aposta com o diabo.”

        me fez rir. Tbm lembrei de um cap de Sandman (Neil Gaiman), em que Morpheus, em sua busca pelo irmão (destruição) encontra uma das musas do olimpo. Ela que uma centena de vezes foi rainha de incontaveis reinos, tinha virado uma puta, dona de um velho cabaré.

  5. as musicas que tu posta são composições suas? ou tu as encomenda de alguem?
    por que eu dei uma olhada na internet e não achei nada e tal, então fiquei curiosa.
    ah! muito legal a estória!! eu tenho acompanhado. embora confesse que preferiria que mais páginas lançadas na semana… mas ok. eu supero e espero.

  6. Cara, como fazer pra baixar as músicas? Não estou conseguindo de maneira nenhuma! Alguém aí tbm teve este problema e conseguiu solucionar? Me ajudem, por favor!

  7. simplesmente legal, o ritmo é coerente e da a sensação de q estou assistindo a um filme, os dialogos são excelentes e correm com naturalidade, muito bom parabéns! Obrigado pela HQ ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *