301 comments

  1. Eu posso te revelar esse segredo: lamento dizer, mas ele tirará férias!! rs….Eu sei, eu sei, é triste (e feliz pra mim!). Mas depois eu devolvo meu namorado pra vocês ok? Sorry. Aliás, eu também estou gostando muito dessa HQ. O Samuel só me revela alguma coisinha quando eu dou alguma idéia para a história. Infelizmente. “Eu não vou contar” é a frase que eu mais escuto ultimamente. Até mais!! Feliz Natal pra todo mundo, e 2013 também!! Até mais.

  2. Representando todos que mesmo sabendo que ele atualiza geralmente uma vez por semana e mesmo assim todo dia visita o site na esperança de uma página nova eu fiquei triste com a sua notícia, Ana 🙁

    1. Pessoal, uma notícia um pouco tensa: meu computador simplesmente parou de funcionar. Por essa razão eu não respondi todos os comentários do site e os da página do facebook. Espero logo resolver o problema.
      Mesmo assim, nesta semana, postarei um informativo sobre como serão as postagens entre o final de dezembro e o começo de janeiro.
      Valeu.

    1. Tou contigo! Curti a música, em termos de páginas ainda há muito pouco. >.<
      (exceto pela cara d@ balconist@ pedindo ajuda para o Sul da Ásia. É tão inexpressivo que fica meio macabro. =P )

      1. POis é… Eu não sei ainda a respeito disso. Eu continuarei postando dessa maneira, por enquanto. Quem preferir, poderá voltar a visitar o site depois de algum tempo. Dará quase na mesma, já que é difícil para mim terminar um capítulo em um mês. As vezes dá certo, as vezes não, como diria um mágico inexperiente fazendo truques de baralho para os amigos.

  3. Sul da Ásia, acho que você vai ter algo a mais nessa história… segunda vez que te vejo já…
    Adoro os easter eggs que você sempre acha um jeito de colocar com o dina e o raio =)
    Otimo trabalho com essas págs, no aguardo de mais!

        1. Caramba! Muito legal mesmo! Eu lembro de ter visto as primeiras; o clima está incrível. Lindas cores, tudo muito legal. Vou começar a colocar alguns bannerzinhos ao final das páginas aqui no Era, quando eu decidir um tamanho padrão te aviso para você fazer um, pode ser? Está bem interessante, fiquei curioso!

          1. Muito obrigada Samuel! =) Espero ir melhorando mais a medida que vou fazendo porque to apanhando bastante ainda..principalmente os cenários. Eu fico admirada que você consiga atualizar a Era duas vezes por semana!
            E ah, seria muito legal, eu agradeço muito pelo apoio!

  4. Eu simplesmente estou adorando! Pena que sai uma página por semana… Apesar de saber que vale a pena tanto pelo trabalho da arte quanto pelo enredo, mas sou ansiosa e essa história está ótima! *-* Com certeza se saísse no papel eu compraria. Hehehe :3

  5. Samuel!!! Se eu ganhasse na loteria, juro que te dava muita grana só pra você postar uma página por hora!!! kkkkkk Tá muito bom, parabéns!!! Um abraço e não deixe de nos agraciar com essa criatividade e talento incríveis! Ahhh e eu gostei da ideia da Iris Fabi sobre sair no papel… Quem sabe?? Você podia pensar nisso! Eu certamente seria uma das primeiras a comprar e a espalhar pra todo mundo!! Beijos!!

    1. Hahahaha, por hora seria impossível… (a não ser que você se contentasse só com uns garranchos)
      A publicação em papel já é quase inevitável; e ela virá com muito material exclusivo, porém… Ainda vai demorar um bocado, hehehe. Mas continue espalhando! E se ganhar na loteria, lembre-se:

      Você jurou.

  6. Simplesmente excelente a arte, a mistura de trilha sonora, e no último capítulo a sacada gif animada foi demais. Parabéns e continue com o excelente trabalho

      1. Sim , pelo menos tento ser…hehehhee o seu projeto é muito inovador e inspirador também..você faz tudo sozinho? roteiro, sketches e pinta tudo? Cara. parabens pelo esforço..quero um dia poder criar um projeto legal assim 😀

        1. Valeu, Rodrigo!

          Sim, desde o roteiro até os balões. Gostaria de ter mais tempo para fazer mais páginas mas, por enquanto, 2 por semana é o que eu estou conseguindo postar ( falo isso aqui para quem não não tem muita ideia de como o processo de fazer a história pode exigir bastante tempo).

          Obrigado por acompanhar!

  7. Tenho uma pergunta Samuel!
    No caso do PIet, vc se inspirou no Owen Wilson, para desenhar os traços do personagem? Acho superr parecidos!!!
    Nossa amando aqui seu trabalho!!! Muitoo bom!

    1. Obrigado, Kiara!

      Talvez inconscientemente! Aliás, percebi que ele era meio parecido com o Owen Wilson não faz muito tempo (principalmente pelo nariz, né? Haha).
      Um personagem que eu acho que estava “fresco” na minha cabeça é o Guybrush Threepwood, da série de games Monkey Island ( que sou muito fã). Mais especificamente o design do Guybrush do Monkey Island II. Mas nem tanto, também. Não sei direito no que estava pensando quando criei o design do Piet mas com certeza essas coisas estavam no meu subconsciente.

  8. Samuel, parabéns pela sua obra. Tá ficando realmente muito bacana!
    E a sua comunicação com seu publico deixa as coisas mais… Vivas!
    Não é como ler um HQ da DC que uma equipe da década tal formada por tal ta tal, lançado em tal momento de tal coisa.
    É mais interessante poder se comunicar, como eu vejo que você se comunica, com o autor da “coisa” que você gosta.
    Novamente: parabéns.
    (Só pra constar e pra dar um ar de “Oooooh, o Brasil todo tá curtindo o ‘Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem!” eu lhe digo que acompanho o desenvolver da série aqui de Rondônia, cara! Eu varias outras pessoas que conheço. rsrs)
    Bem, abraço e bom trabalho!

    1. Ohhhhhh, Rondônia??
      Puxa vida, isso é realmente demais. O fato de eu postar a página aqui de São Paulo e ela poder ser vista em Rondônia… Hoje, se você disser que se impressiona com esse tipo de coisa corre até o risco de soar bobo mas, ah, eu me impressiono, cara. Hahaha. Eu posto aqui em São Paulo as 10 da noite e alguns minutos depois você, por exemplo, já terminou de ler a página. Se eu estivesse escrevendo o Era da Ferrugem em 1980, por exemplo… Acho que passariam anos e a série não teria o número de leitores que já tem em 4 meses, porém… Teria bem menos música ruim no mundo. Bem menos mesmo. Just sayin’.

      Enfim!

      Isso é incrível.

      Obrigado por continuar acompanhando!
      Abraço pra quem lê aí em Rondônia.

  9. Samuel, qual é a sua idade?

    To perguntando porque tenho 48 anos e fico a semana inteira ansioso esperando “as cenas dos próximos capítulos” como se fosse um adolescente.

    kkkkkk

    Muito legal seu trabalho, estou mesmo impressionado e curtindo muito. Continue firme. Um talento como o seu será reconhecido em grande escala. Não se esqueça, tem gente esperando as próximas publicações. Agora chega de ler comentários dos fâs e vai desenhar porque estamos esperando mais.

    Meus PARABÉNS cara.

    Vai desenhaaaaaaaar!!!

    kkkkkk

    1. Isso é muito legal mesmo.

      Tenho 25 anos e acho incrível que as coisinhas que eu faço e posto aqui estejam sendo interessantes para pessoas tão diferentes. Falo isso por que na fanpage do Era da Ferrugem, no facebook, aparecem para mim a faixa etária, sexo, região e alguns outros dados das “curtidas” da página, e uma coisa que me surpreendeu foi justamente a diversidade do público (Há leitores com mais de 65 anos. Ok, não dá pra saber se todos que clicaram no “curtir” do Facebook do Era da Ferrugem continuam lendo a série, mas há uma boa chance, haha).

      Eu realmente não sabia se essa história que eu tinha pra contar seria interessante para mais alguém que não fosse eu mesmo antes de começar a postá-la. Fico feliz de, cada vez mais, me surpreender com a resposta.

      Muito obrigado, que bom que esteja gostando, Paulo!

  10. Samuca, e aquela tiazinha do “Sul da Asia Pede Ajuda”… kkkk… muito engraçado ela querendo atenção vei kkkkk, e vcs passam de boa (eu sei em qm alguns personagens são inspirados).. kkk muito bom!

    Código:
    -.-. .- .-. .- ,
    -. —
    .–. .-. — -..- .. — —
    –.- ..- .- -.. .-. —
    –.- ..- .
    – .. …- . .-.
    –.- ..- .
    -.. . … . -. …. .- .-.
    .-
    .-. ..- .- ,
    -… . —
    –.- ..- .
    …- — -.-. .
    .–. — -.. . .-. .. .-
    -.-. — .-.. — -.-. .- .-.
    .-
    .- -.. …- — -.-. .- -.-. .. .-
    -.. —
    -… — .- -. .. ,
    -.-. — —
    ..- — .-
    -.-. .- .-. .-
    . -. — .-. — .
    .–. .- .-. .- -.. —
    . —
    ..-. .-. . -. – .
    . .-.. .- ,
    … —
    .. … … — !
    . ..-
    .. .-
    . -..- .–. .-.. — -.. .. .-.
    -.. .
    .–. .-. .- –.. . .-. !

  11. Samuel,

    Quando vai ser lançadas as camisetas desta série?
    E cadê o espaço para FanArts?

    Adorei o estilo de seu traço, parabéns. Espero que não termine no Capítulo Seis. =)

    1. Poxa, será? Eu ainda estou “meio assim” de começar a fazer uma lojinha pra série… Alguém mais gostaria?
      Vou fazer uma enquete no site a respeito disso.

      Quanto a seção de fanarts eu digo: com certeza! Acho que tem muita gente que lê o Era da Ferrugem que também desenha. Vou fazer um banner com as instruções do que fazer para participar. Obrigado pela ideia!

      Bem, vamos dizer que ainda tem muita, muita coisa para o fim da história.

      Valeu, Aline!

  12. Tô com dó do Piet… Será que ele tem dupla personalidade? Ou algum poder psiquico vingador? …. São tantas dúvidas Samuel!!! rsrsrs (A proposta da loteria ainda está valendo! Não esqueço das minhas promessas! ahahhauha) Beeijos!

  13. Como sempre, a cada página mais mistérios e minha curiosidade aumentando! Eu concordo em lançar camisetas, bottons, revistas e mais o que for preciso! xD

    E eu acho que o Piet ainda não tem poderes, por enquanto…

    1. Mas o Piet tem poderes, sim: O poder de se deleitar a vontade com alimentos de altíssima caloria e baixo valor nutricional (tranqueiras) em grandes quantidades e sua mãe sempre o achar mais magro. Muitos gostariam de ter esse tipo de poder.

      E a respeito de uma lojinha para o site: farei uma enquete para que as pessoas respondam o que elas acham a respeito.

      Valeu por continuar acompanhando, Vanessa.

  14. Traço impecável e e ótimo roteiro.
    Samuca, tá de parabéns. Retiro o que disse sobre atualização mensal.
    Tá mandando muito bem assim.
    E quando rolar a Lojinha, avisaê!
    Vlw

  15. Sam… você está me matando com essas páginas com poucos quadros u.u kkk mas parabéns mew, muito bom o trabalho, to divulgando muito pra galera (ótima trilha sonora por falar nisso)

    1. UHm… Estou desenvolvendo um método para matar as pessoas com doses homeopáticas de quadrinhos. Inusitado.
      Hahaha, valeu, Barbara, agradeço demais pela divulgação – esse é o meu ponto fraco.

      Oh não! Agora vocÊs sabem.

  16. Sinceramente: Nunca pensei que gostaria de histórias em quadrinhos. Sério, meu irmão tem um montão deles e eu nunca achei um sequer que me prendesse atenção.
    Quando comecei a ler Era da Ferrugem a sensação foi diferente. Me senti como se estivesse lendo um livro. Não sei explicar, fiquei completamente imersa na trama.
    Meus parabéns, Samuel… Você é muito talentoso por ter consguido essa façanha!! Estou completamente viciada em Era da Ferrugem!!

  17. ótima história, sempre to esperando as novas páginas
    hauhauaha sei que n tem como pedir pra elas saírem mais rápido mas a espera tá me matando! hahahaha
    parabens
    e uma duvida: sao vcs mesmos quem fazem as musicas?
    eu juro que eu procurei a banda que vcs citaram no começo HAHAHAH

    1. Aí que está! O motivo da demora das páginas é, também, que só há uma única pessoa trabalhando nelas. Além do mais, eu também tenho que fazer minhas atividades remuneradas e, por conta disso, não posso fazer uma página por dia (que é o que eu gostaria).

      É um hobby meu compor músicas e achei que compor uma espécie de trilha sonora para o Era da Ferrugem seria interessante (ao mesnos seria um lugar onde eu poderia mostrar essas músicas.)

      Quanto a música “Focus of Ire” da banda “Souverän”: aguarde mais um pouco.

      Valeu pelo comentário, Emilio.

  18. Cara, muito bom o traço (ilustrações) e historia. Você ganhou um fan. =D

    O lance do Namorado da mãe/Padrasto do Piet… você desenhou um “sorriso maligno” nele (eu acho xD) tipo um sorriso de satisfação aover os desenhos. Acredito que ele não tenha nada a ver.. mas… sei lá…

    1. Ah…. Estão todos ficando com crise…
      Rápido, alguém me dê 50.000 reais para que eu possa desenhar uma página por dia até o fim do ano!
      Pessoas estão adoecendo, pessoal. PESSOAS ESTÃO ADOECENDO!

      ….

      Vocês não estão nem aí pras pessoas, né?

      ….

      Desculpe, Juu. Eu tentei 🙁

  19. esse foi legalsinho mais será que essa garota ainda vai ficar com o piet? se ficar podem matar ela por que como eu disse antes o piet pode ter uma segunda personalidade e esses agiotas podem matar ela para o atingilo

  20. Retornei as minhas leituras hoje, como eu disse, sempre dou um tempinho pra voltar e pegar mais completa a história! rs
    Mandando muito bem como sempre Samuel.
    Estou aguardando o videocast hein, anciosa! rs
    abraço

  21. Aguardo um final de capítulo chocante. A propósito, achei o desenho dos olhos de todos os personagens excelentes. Os do grandalhão do metrô chegou a me dar medo!

  22. Sou de Portugal, tenho 20 anos, mas sou fanático por banda desenhada (quadrinhos ou tirinhas, como vocês lhe chamam) desde pequeno.
    Encontrei o ‘Era da Ferrugem’ por acaso e adorei!
    Excelente trabalho em desenho, pormenores, história e mesmo na música.
    Venho ao site umas 2 ou 3 vezes por mês, para apanhar mais história para poder ler de uma vez só.
    Continua (ou continuem) assim!

    Parabéns directamente de Portugal. Vocês têm aqui um fã! 🙂

    1. Muito legal, Raul! Vi mesmo alguns blogs de Portugal “linkando” para o ‘Era da Ferrugem’ e fiquei muito feliz. Obrigado pelas visitas!
      Ah! Quando ler esta resposta, se puder, mate uma curiosidade minha: não é estranho para um português ler as gírias e linguagem coloquial que uso na história? Pergunto isso pois, mesmo aqui no Brasil, algumas pessoas estranham um pouquinho (no começo) o modo que os personagens falam.

      Bem, é uma dúvida minha. Muito obrigado, novamente, pelas visitas e pelo comentário!
      Abraço, Raul!

      p.s. pode ser “continua”, mesmo! Este é, por enquanto, um trabalho solitário!

  23. eu nunca fiquei tão apaixonado por uma história quanto essa a MUITO tempo! achei maravilhosa, e até agora estou impressionado, até mesmo por ser a primeira HQ com trilha sonora que conheço (e Focus of Ire tbm é uma música que eu esperava muito por ela, kkk) meu unico sofrimento é ter que aguentar uma semana para cada parte. juro que se essa HQ fosse lançada “em corpo real”, eu compraria, não importa o preço.
    Meus parabéns e continue esse ótimo trabalho

    1. Cara, valeu demais, Victor. Eu só espero continuar a alcançar as expectativas das pessoas, inclusive as suas.
      Quanto a espera pelas páginas, ainda não há jeito… E quanto ao livro, a cada dia que passa a possibilidade é mais palpável!

      Obrigadão e abraço!

      1. Legal é você lembrar, hahaha
        Ah, nem precisa prêmio, já me sinto muito bem e recompensada lendo essa estória maravilhosa que você inventou, queria que tivesse muitos capítulos, vai durar só até o seis?

  24. caramba, tava lendo ao mesmo tempo que meu namorado e nós exclamamos juntos nesse final… épico… mata a gente de curiosidade mas vale a pena kk

    1. É o que eu visualizo quando produzo a história, Barbara: os namorados lendo juntinhos e exalando, em uníssono, um suspiro de espanto e pena pelos corpos decepados. Esse é o meu combustível.
      Isso e Coca-Cola.

  25. ai samuel esse som ta foda gostei muito … ta demais, eu ri muito ( muito mesmo ) com a cara do piet no ultimo quadro ….epico demais cara parabens 😀

  26. Lunabel decapitada foi sensacional! hahahaha, e o vocalista do Souveran, mandou bem no hit do momento, rs.
    Gostei bastante, começa o 5 logo hein! 😛
    Parabéns Samuel, vc é um artista completo.

  27. Btw, não quero que o cinco venha agora, quero que demore um pouquinho mais. Quero ler ainda mais algumas vezes os outros capítulos, deixar assentar um pouco… Pra quando eu estiver distraída e sem estar esperando, ver que tem capítulo novo! haha

  28. Eu esperava q essa tal de Souveran fosse um Death/thrash metal bem fodido…Achei o vocal muito fresco…Mas é como o Piet: “O som deles está mais moderno”. Mas foi vc q compus essa musica? Nada tá perdido, os riffs são fodas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *