369 comments

  1. ai cara m fala logo quando sai o capitulo 5 pelo amor de deus …estou vidrado …a muito zika a decapitaçao no ultimo capitulo…..quando sai o 5?

    1. Os nomes e sobrenomes são holandeses. O mapa do metrô do capítulo 4 é o de Rotterdam, na Holanda, embora o autor tenha-o colocado invertido na parede 🙂

      Excelente trabalho, Samuel. Há algum motivo específico para a história se passar na Holanda?
      Abraços, continue com o bom trabalho!

  2. Parabéns pelo trabalho Sr. Samuel. Eu não costumo comentar em artigos, imagens, vídeo ou demais que me chamam atenção… penso que por vezes pode ser insignificante meu comentário, mas tambem penso que pode ser uma forma de insentivo a continuar o trabalho, ou valoriza-lo ainda mais por estar sendo apreciado por tantos… mas queria mesmo é de alguma forma expressar o minha curiosidade e “encantamento” com a obra. Gosto por demais de desenhos, me cativou! Parabéns mais uma vez!

    1. Pô, Maitê, eu fico feliz com cada comentário do site, de verdade. Por isso eu tento responder a todos eles. As vezes demora um pouco, mas eu sempre tento manter o site em dia com as respostas.

      Muito obrigado pelo comentário, com certeza senti o trabalho valorizado!

  3. Cara, sou novo aqui, comecei a ler hoje e só parei pois não tem o capítulo 5 (rs!). Estou aguardando com uma ansiedade enorme. Não sei onde e em quem você se baseou nesta história. Mas eu me vi nela, vi alguém com grande potencial fazendo Banners e logo para comerciantes, e dentro da cabeça, milhões de pensamento que chegam a atrapalhar na hora de focar, e isso é a minha vida.

    Mas voltando aos quadrinhos, cara genial. Muito bom!

  4. Também acabei de conhecer a história, e já favoritei aqui.
    Desenhos muito bons e história arrebatadora, estou adorando!
    Continue o seu trabalho, Samuel, você tem talento ^^

  5. Gostei muito da história. Keep on going!
    Numa HQ eu valorizo muito mais um estilo de desenho próprio do que desenhos perfeitos. Bom trabalho o seu.
    Além do mais o roteiro está magnífico.

  6. Ótima HQ Samuel!
    Virei teu fã, meu camarada…
    To começando a sentir um ar de Death Note na trama. Alguma inspiração, ou mera coincidência?
    Abraços e aguardando ansioso pela continuação!

    1. Legal, Kelvin! Pô, eu li Death Note mas só até a (SPOILER) morte do L.
      Tinha coisas que eu gostava e outras que não mas, no geral, tinham algumas coisas bem interessantes. Acho que alguma coisa com certeza ficou no meu subconsciente, sim!

      Valeu!

  7. Ducaraaaaaio!!
    Tava pensando que tinha sido imaginação do Piet ver a cabeça da chatona sendo ocortada… oO
    Pelo andar da carruagem, assim que ele mostrar os desenhos da época da escola pra Charlize e ver o mesmo desenho do túnel nos rascunhos dele…. vai dar “pobrema”.. Certo?
    Cenas de um próximo capítulo…

  8. Ansioso para ver a continuação.
    Há um tempo atrás pensei que você tivesse deixado de lado, é bom saber que não.
    Dessa vez até assinei o feed. Agora não perco uma página. =)
    Seu trabalho está muito bom, continue assim!
    Abraços.

  9. não sei por que, mas eu acho que vou voltar a ver aqueles dois hipsters da pizzaria. eu to entrando em depressão, cada vez que leio e tenho que esperar para ver a continuação. Mas ok, a história é boa, vale a pena. Só reparei algo engraçado que está coincidindo até agora em relação as mortes…

      1. Ela realmente deixa. mas estou sofrendo de “desnutrição tetânica”, está faltando “ferrugem” na minha vida! vc se tornou, basicamente, o meu fornecedor, e esse é meu entorpecente!

  10. Concordo com você Vanessa! Essa parada tá muito estranha!! O jeito é esperar o próximo capítulo! Se não for o coitado do Piet, que tem
    poderes sobrenaturais, alguém bem próximo a ele se tornou um Serial Killer… o.O
    Queria conhecer mais histórias como essa. Alguém já conhece algo do gênero?
    Leitura agradabilíssima – Principalmente pela trilha sonora!!
    Parabéns pelo enorme talento, Samuel Fonseca!! Espero que venham outras!

  11. Death note mano… serial killer com poder de matar sem encostar, totalmente viciante e recomendado… mas esse era da ferrugem está me surpreendendo muito boa historia até agora pelo menos….

    1. Hahahaha.

      Será que o Piet realizará seu desejo secreto de se transformar em um Panda Psíquico Milenar Controlador do Fogo e do Gelo?!?!

      Espero que sim. Isso daria uma virada INCRÍVEL na história. O que vocês acham?! Devo..?

  12. tô acompanhando te um tempo e… na boa: o Piet tá enlouquecendo, aquele símbolo do começo, aquilo realmente tem algo a ver com isso, talvez sejam seres superiores acabando com as pessoas que o Piet acha que devem ser eliminadas. Exemplificando: Aquela garota e o namorado dela (esqueci os nomes XD), mesmo que por poucos momentos o Piet acho que eles mereciam morrer e… BAM! agora apenas uma frase já justifica minha pequena teoria: “Essa Lunabel só morrendo e…” o Piet, inconscientemente, desejou a morte dela, e na hora a cabeça dela pulou pra for do corpo. Bom, minha teoria é incompleta, mas todo aquele que lê-la agora pode adicionar mais coisas e assim acabaremos descobrindo alguma coisa.
    Samuel, meu bom homem, por favor, prossiga logo com a história. Tá muito bom, e acho que nem tem nada pra melhorar… não pera ae tem sim: atualize com mais frequência, por favor. O suspense me deixa louco durante a semana. (desculpem se errei alguma cisa durante a citação ali)

  13. Parabéns Samuel, é difícil ver HQ’s assim com histórias interessantes.
    Confesso que fiquei com medo da história ser meio parada, mas depois do sangue prendeu minha atenção Haha
    Tô ansioso para as próximas páginas.
    Parabéns cara!!

  14. Parabéns pela tira! Comecei a ler porque achei o traço lindo (meu processo comum de escolhas para quadrinhos :p) e logo nas primeiras páginas fiquei viciada! hahaha! Muito bom mesmo! Vou assinar o feed para continuar acompanhando!

  15. E aí Samuca, beleza ? conheci o seu blogo pelo meu primo, ele trabalha comigo e hoje no almoço eu vi os traços fiquei curioso e resolvi ver! curto uma pegada mais indepedente e curti demais seu trampo, continue com esse trampo firme e forte, que acabo de virar fã!

    Forte abraço, pedrão

  16. Hey! Passando só para dizer que estou amando a história, ela tá perfeita! Venho aqui todo o dia para ver se já atualizou e acho que é só essa a parte ruim: O tempo de atualização. Mas eu sei, você não é obrigado a dedicar todo o seu tempo aqui, e por mais que se dedique, esses desenhos devem dar trabalho! O.o
    Sério, eu não entendo nada de desenho – adoraria aprender, bah -, mas o jeito que você desenha… Fica tudo tão lindo! A história tá hiper-interessante, eu ia falar que os desenhos estão perfeitos mas eu acabei de falar algo parecido então… Só não tenho minhas teorias ainda! haha
    Ok, tenho uma sim, acho que aquele padrasto tem algo a ver com tudo isso, prontofalei.
    Enfim, é isso! Amanhã eu passo aqui pra ver se já atualizou! xD
    <3

  17. Aê Parceiro!!! Primeiramente, parabéns!!!!! A história está cada vez melhor!!!! Adoro HQ’s intrigantes!!!!
    Valeu mesmo!!!!!!
    Só tenho uma sugestão… Marque 1 dia da semana e foque esse dia para atualizar a page!!!!
    tem tudo para ter uma legião de fãs man!!!!
    Parabéns Novamente Samuel!!!
    No aguardo do Capítulo 6!!!!

  18. Olha eu aqui de novo! Vim só me desculpar por dizer que o namorado da mãe do Piet era o padrasto(e.e’), eu faço essas confusões as vezes, enfim. xD
    Recomendei para os meus amigos lerem, isso aqui tá muito bom! *-*

  19. WOOW!
    Quando o negocio vai ficando cada vez melhor.
    BOOM, Para! Hahahaha’
    Talvez seja por isso que prende tanto a atenção!

    Muito,Muito Bom!

    No Aguardo dos proximos Capitulos!

    😉

  20. Agora vai trabalhar Khalil, compensar o tempo que você tava de preguiça sem emprego, hahahaahha
    Aff esse povo exigindo que você poste logo, como se você não tivesse vida, e outras coisas pra fazer na real, rs Mesmo prometendo postar de madrugada, não prejudica tua vida irl não Samu. /taparei. haha

  21. … pra passar a tensão e curiosidade, melhor ler desde o começo outra vez!! kkk
    — Que túnel é esse que não passa carros??? Vai que ele é atropelado e o motorista fuja!!! (parece o caso do mlk q foi atropelado em um túnel do Rio e agora ficam babando o ovo na mídia colocando estampa do rosto dele lá…)

  22. Muito bom mesmo… parabens pelo trabalho… bem que esse quadrinho podia virar uma animação…. será que dá para criar um pre projeto para crowdfunding? Eu acho que essa história tem enredo.

  23. Primeiramente parabéns pelo trabalho! Não sei como fui parar aqui, mas comecei a ler e simplesmente adorei, agora estou esperando próximos capítulos. =)

  24. Olá, Samuel!
    Vi um link para o Era da Ferrugem no Will Tirando e achei que fosse mais um site de tirinhas ou humor, mas me deparei com esses quadrinhos fantásticos! Acabei de ler todos os capítulos!
    Parabéns pelo bom trabalho!

  25. Cara… to acessando todo dia pra ver a continuação da história… TAH MUITO BOA!!!!!!!

    Só para avisar: vc escreveu RRABALHO no lugar de TRABALHO… mas esse deslise n afetou em nada na história, parabéns! XD

  26. Caaaaaaaaaaaara ta ficando louco no dia que eu acho que alguma coisa vai se explicar aparece mais uma coisa intrigante to doido pra ver onde vai parar essa história…
    estou acompanhando desde o começo muito bom o trabalho e o enredo.

  27. essa é a sophia? ela virou o demônio daquela balada na igreja? a tatuagem mudou de braço?!
    SENHOOOOOOR! vou hibernar e acordar quando a série estiver concluida, daí paro de me remoer!

  28. Tá ficando show, mas se liga… no quadrinho ele diz que tem muito rrabalho pra fazer, seria trabalho. Crítica construtiva, pois não é um erro besta desse que vai desmerecer seu maravilhoso rrabalho. haha… Abraço

  29. Tem um “rrabalho” num dos quadros, acredito que deva ser “trabalhos”. :p

    Anyway, continua com a boa comic e wth foi essa ultima parte? :X

  30. Ta muito bom esse negócio, da primeira até a pagina actual, esta muito interessante, adoro um bom mistério, e esse quadrinho ta repleto… Continue assim ta demais…

  31. Cara, meus parabéns, essa história tá demais! E o visual também tá incrível! Adorei a idéia da trilha sonora tbm. Espero que quando terminar a era da ferrugem seja lançada em papel, pq eu ia adorar poder ter isso em casa!

  32. Parabéns, tudo é tão perfeito. Desde que comecei a ler fui sugado pelo universo que vc criou. Piet é um cara legal espero que ele se dê bem com a oportunidade que sua amiga lhe proporcionou.
    Obrigado pela ótima histótia.

  33. Pessoal,

    Desculpa não estar conseguindo responder a todos os comentários ultimamente; a explicação para isso (e outras coisas, inclusive a respeito da promoção) estão nesse post da fanpage do Facebook:

    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=452780304807538&id=348669941885242

    Obrigado por continuarem acompanhando e espero que entendam 🙂

    p.s. eu leio todos os comentários! Só não estou conseguindo tempo para respondê-los como gostaria.

  34. tbm acho uma boa, dar uma segurada. Acabei de ler todos os 5 caps. To ansioso pelo proximo *-*

    li uma hq pouco conhecida chamada “carcereiros” do nestablo ramos. Só teve uma edição. Mais é uma historia bem interessante que talvez te inspire.

    mais o enredo da sua historia ta ficando bem legal. =)

  35. Samuel, vc já tem o roteiro todo pronto? Pq eu fico imaginando mil e uma possibilidades de soluções para os mistérios da estória e acabei me perguntando se vc já sabe tudo o que vai acontecer ou tá criando a medida em que vai escrevendo. E posta logo cara, preciso ler o cap. 6!

    1. O roteiro está todo pronto sim, Natália! Escrevi toda trama antes de começar a desenhar. Hora ou outra eu faço uns ajustes, acrescento algumas coisinhas, mas todos os acontecimentos importantes já estão definidos desde o início.

      Sobre o download das musicas ( que você escreveu em um outro comentário), terei que hospedá-las em um outro lugar ( provavelmente no 4shared), por que a conta que eu tenho no Soundcloud (onde as músicas estão) só permite 100 downloads por música. Eu não sabia disso. Logo disponibilizarei um novo link para o download das músicas.

  36. UAU! Muito bom, mesmo..
    Eu ainda tava com a trilha sonora na cabeça quando ele tava tendo o pesadelo, o que deu um clima bizarro.
    A minha teoria é que tudo isso acontece com pessoas que ele odeia. O motivo eu não sei, heh.
    Mas vamos ver… Você diz que já tem o roteiro. õ/

  37. Samuel, meu caro, é impressão minha ou o Piet tem um “controle” sobre o seu destino e o de outras pessoas? Quem ele quer que morra(mesmo quepor meio segundo) morre, e aquela garota, cujo nome eu ainda não decorei… (eu posso estar falndo uma besteira enorme, “correge si eu tivé erradú”) o Piet se perguntou aonde ela estaria, e então… BAM! cá está ela.

    1. Tamaan, eu não tinha pensado por este lado! Caramba, agora vou me perder mais ainda pensando sobre isso enquanto o Samuel não posta o próximo capítulo!

  38. Samuel você é simplesmente um gênio! Que enredo fantástico! Impressionante a flexibilidade que você possui tanto no desenho como na escrita… Invista nisso rapaz! Você tem futuro!

  39. Acho que a história está muito bem escrita e a arte é fantástica. Apenas me incomoda um pouco a necessidade de nomes estrangeiros e ela se passar em um fictício local estrangeiro americanizado. Seria interessante aproveitar um pouco da sua cultura mesmo. Não chega a ser uma crítica, apenas uma pontuação que eu vejo ser muito comum entre os escritores/roteiristas/whatever brasileiros…

  40. Muito, mas muuuuuito bom! Catei o seu blog por acaso em um dos parceiros apenas por curiosidade e não me arrependo mesmo! Adorei a história e assim como os outros, espero por mais! 😀

  41. Cara, excelente a história. Ótimos os desenhos.
    O único problema é ficar nessa agonia esperando pelo próximo capítulo heheheheh
    Parabéns!!!

  42. Gostei muito da música da Charlize, Samuel! Demorou pra postar dessa vez, mas achei que valeu a pena esperar! E pelo jeito ela era afim do Piet desde a infância, já estou até vendo…

  43. Hmmm Samuel, vc tá tão….romântico! haha com esse tema da Charlize e tudo….acho que vc tá amando, hã!!! haha brincs vlw pela postagem….abçs, K.

  44. Cara sua historia é muito boa e seus traços são bem originais, estou gostando bastante e o mais legal que é brasileiro que faz tudo isso, chega ate bater um orgulho aqui haha.
    Continue assim 😀

  45. Po Samuel, essa história ta cada vez melhor…..sou muito fan dela já…e como o nemeses 111 disse dá até um orgulho!
    mas ia ser legal se você esperasse um pouco mais pra postar, fizesse tudo e postasse o capitulo de uma vez….^^….mas aí é com você

  46. Cara, segura não! Já me doi o coração ter que esperar dias pra ler duas páginas! E tem mais, se segurar e soltar tudo de uma vez o prazer da leitura acaba rapidinnho!

    1. Concordo! Não segura, não!
      Também sofro horrores esperando dias para ler duas páginas, mas, se soltar tudo de uma vez, a leitura acaba rapidinho (impossível não ler depressa… a história é muito boa, envolvente,, e desperta muito a curiosidade). E assim, aproveito para ir relendo as páginas anteriores; ás vezes percebo detalhes que tinham me escapado na primeira (ou segunda heheh) leitura.

  47. Oii! leitora nova por aqui!
    Bom, queria dizer que estou adorando a história, é super envolvente e tem esse constante clima um pouco melancólico e misterioso! Fiquei apaixonada pelo seu traço e pela sua forma de colorir; a trilha sonora dispensa comentários! *——*

    Enfim, parabéns pelo seu trabalho! vc é realmente muito talentoso ^^
    aah! mal posso esperar pelo próximo capítulo!

  48. Parabéns, Samuel! Muito legal sua HQ. Tanto a história quanto a arte e as trilhas. Também sou quadrinhista (nas horas vagas rs) e sei o quanto este tipo de trabalho exige paixão e dedicação. Sucesso e continue com o ótimo trabalho!

  49. Cara o espírito das web comics, é o fato do trabalho ser apresentando seguindo um cronograma, semanal, ou quando der. Não se deixe levar por esse bando aflitos ansiosos, que vão ler o seu trabalho de uma vez e esquecer em 30 segundos… Assim você garante um público fiel. 😉

  50. Você poderia postar toda semana, contanto que seja com um dia da semana pré definido, como só as quartas. Já li uns livros online dessa forma e é bastante eficaz.

  51. Aêêêêêêê mais umas páginas!!!!!!!
    Pô, Samuel, depois do “episódio” de hoje, fiquei ainda mais curioso…
    Já tô pior que criança esperando presente no aniversário hahahaha
    Mas é isso aí, pode continuar torturando… largando as páginas aos poucos… é muito melhor que já ter a história inteira pronta de uma vez só.
    Agora vou lá na farmácia comprar mais um ansiolítico para aguentar até a próxima semana 😀

  52. saiuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    Mas eu queria mais né… “Já tô pior que criança esperando presente no aniversário hahahaha” ²

  53. Como parece que tudo o que o Piet deseja ou diz vira realidade, corram para as colinas! Teremos uma cidade inundada em breve! haha
    Ta tudo perfeito!

  54. cara, acho incrível essa historia, to mergulhado nela, entro direto no site pra ver se tem atualização e acompanho pelo face, parabéns pelo ótimo trabalho!

  55. então galera, vamos fazer uma vaquinha pra ajudar a pagar as contas e alimentação do Samuel, pra ele poder se focar em completar “eventos intrigantes da era da ferrugem”, esse trabalho é bom demais para sermos obrigados a esperar tanto tempo!

  56. Simplesmente impressionante e envolvente essa web comics, a melhor que já encontrei, estou muito curioso a respeito da continuação da historia

  57. Boa pergunta… Samueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeelllllllllllllll, cadê vocêêêêê???? heheheheh
    Já dobrei a dose do ansiolítico. 😉
    Bah, e aproveitei para ir revendo, com calma, os quadros anteriores… cada detalhe nos desenhos que escapa na primeira (e segunda, terceira…) leitura…

      1. NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!
        :'(
        Acompanho blogs dos dois tipos e, apesar de adorar a história de todos, eu prefiro os q são postados semanalmente, a gente acaba criando um vínculo afetivo com o autor, é como um parente q a gente vai toda a semana visitar, chega e se sente em casa.
        Postando de uma vez, muita coisa é perdida, principalmente em trabalhos como o seu que é cheio de detalhes importantes q a gente só percebe depois da terceira, quarta, quinta vez q lê. e a gente só lê de novo, pq vem religiosamente toda semana ver se foi postada uma nova página.
        mas tudo bem… eu sobreviverei… triste.
        Esse pessoal q inventou essa história de postar tudo de uma vez… só pq chegaram e leram os 4 de supetão! duvido q lembrem dos pequenos detalhes q fazem toda a difença na sua história.

  58. Samuel, a sua estória é como uma xícara de chocolate quente: dá pra beber tudo de uma vez, mas é bem melhor beber aos pouquinhos, saboreando cada gole. Concordo com o Thaian, acho que quem pediu pra vc postar tudo de uma vez só tá sem paciência pra ler saboreando.
    Com certeza estas pessoas não entram religiosamente TODOS OS DIAS no site na esperando que vc tenha postado um desenho da sombra do Piet quando fechou a porta pra ir embora ou qualquer coisa assim. Quero que continue do mesmo jeito que está, e que vc poste logo as próximas páginas. Mas se o meu grito (não solitário) não for escutado, vc poderia ao menos informar qndo vai postar tudo?

  59. aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh (prolongando-se por uns 2 minutos – enquanto dura o fôlego)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nããããããããããããããããoooooooooooo
    Faço aqui uma reprodução do texto do thaian! 🙁
    Mas, tudo bem. Só preciso aumentar mais uma vez o ansiolítico e arrumar um antidepressivo 😉
    Aguardando ansiosamente (mas muito mais ansiosamente que criança na véspera do aniversário ou do natal)

  60. Quase todos os esboços das próximas 24 páginas estão prontos – depois de terminados, só faltará a arte final, tons e balões.
    Lembrando que estas 24 páginas serão só do capítulo 5. O capítulo 6 poderá ser desse jeito também se a recepção for bacana, ou do jeito antigo, com duas atualizações de páginas semanais.

    Há uma outra razão pela qual optei em tentar fazer uma atualização com mais páginas dessa vez, também. A resposta está no “ritmo” 😉
    Paciência, pessoal! Acho que valerá a pena.
    Be cool, no stress! 8)

    Estarei sempre de olho aqui, respondendo os comentários enquanto as páginas novas não chegam. Então, podem escrever aqui e perguntarem o que tiverem vontade 🙂

  61. Mas samuca tem uma base de quanto dias mais ou menos. Pq antes a gnt sabia que toda semana era duas paginas. E agora como fica? tipo a cada 20 dias metade do capitulo … etc ???

  62. Ahhhhhhhhhhhh! Faço minhas as palavras da Thain, Natália e Carlos! Acredito que a galera que votou pra ser tudo de uma vez chegou a pouco por aqui, leu os 4 cap. anteriores de uma vez, e por isso querem esse de uma vez tbm! Eu acho muito boa a experiência de acompanhar o blog com postagens semanais pq, além de reler tudo com calma antes de chegarem páginas novas (como já foi dito), essa postagem contínua mantêm a gente no clima da história, pensando no que vai acontecer durante toda a semana, até chegar a próxima postagem… Essa demora acaba nos afastando um pouco do blog e da história… pela demora, perdemos aquela expectativa de entrarmos aqui sempre em busca de novidade… (o que talvez possa diminuir o seu nº de visitações ao longo do tempo tbm). Bom, essa é minha opinião. Mas independente de como vc escolha fazer daqui por diante, saiba que sou uma grande fã, acho seu trabalho incrível e continuarei acompanhando e aguardando ansiosa!

  63. Passando por aqui, novamente!! Continuo curioso para saber se o Piet gosta, ou não, de café 😉
    Aguardando ansiosamente (já terminei de roer até as unhas dos pés… hehehehe)

  64. É bom ler aos poucos, mas com previsão do quão pouco será e em quais dias serão postados.
    Ah, e eu adoro isso aqui. História muito boa!
    Parabéns

      1. Eu conheci o blog e li os primeiros capítulos de uma vez. Foi interessante, mas concordo que ler devagar é melhor. O problema é que não dá pra ficar sem saber quando posso entrar pra ver se tem post, porque toda vez eu entro e ainda não saiu nada, e isso me corrói a alma. Deve haver um equilíbrio.
        Ah, e juro que procurei alguma série parecida, com uma historia tão misteriosa e intrigante quanto essa, ou com desenhos legais como esse, mas não tem como. Sua série é original e única.
        Nem sei como fui cair aqui, mas agradeço ao acaso por ter encontrado, e sempre que posso divulgo para os meus amigos.
        Obrigado por ser essa pessoa criativa.

  65. Marcando presença e verificando a existência de alguma notícia. 😀 Já foram as unhas do pé direito da minha esposa (demorou porque ela não tinha concordado com eu roer as suas unhas – aí já viu a peleia, né?!! heheheheh) Ainda tem o outro pé e as duas mãos, felizmente heheheh Aguardando ansionsamente!!!! 😉

  66. uma pergunta samuel, como são produzidos os quadrinhos de eventos intrigantes da era da ferrugem? você costuma usar lápis papel, pena, etc. ou toda a história é produzida apenas com a mesa digitalizadora? quero que responda a minha pergunta se possível, porque também estou produzindo uma história em quadrinhos e essa informação é muito útil, pois quero pelo menos chegar perto da usa obra em termos de qualidade. eu realmente gostei da idéia de lançar várias páginas de uma vez, pois a trama se desenvolve melhor: a história não deixa de ser rica e detalhada, apenas irá realçar mais o roteiro. é realmente triste que o diálogo entre piet e carlize tenha durado duas semanas inteiras, sem acrescentar quase nada de novo a trama, por exemplo.

    1. Fala, Hermes!
      A história é produzida em folha de sulfite e lapiseira 0,5. As cores e balões são aplicados no computador!
      Poste o link da sua hq aqui pra gente ver, depois!

      A respeito das postagens – dessa vez será feito desse jeito. Se a maioria gostar continuamos, se não, voltamos como era antes. Sem stress, pessoal 🙂

  67. ai quando a história do era da ferrugem vai continuar? ansioso pra continuar lendo faza tempo q abro o site todos os dias com esperança de ver a continuação nunca uma história de quadrinhos me prendeu tanto a atenção

  68. Tenho que confessar uma coisa. Estou com saudade dele…..do Piettt!!! rs rs rs. Da uma tristeza passar por aqui e não ver novas páginas 🙁 Mas, eu sei que elas estão ficando lindas! Quero muito ver!! Beijo Moh.

  69. tá muito foda a hq, admiro muito o trabalho de vocês. Mas tenho uma pergunta, de onde surgiu a ideia da história? Digo,qual foi o estopim para você fazer ela? 🙂 Obrigado desde já.

  70. Se tudo der certo, não sofrerei da extrema ansiedade que impera entre seus fiéis seguidores, Samuel, pois conheci somente ontem sua história da Era da Ferrugem (como assim?? somente ontem?? onde você andava, criatura????) Sério, graças ao Mentirinhas do Fábio Coala cheguei até aqui e me apaixonei pela sua história, agora é aguardar para descobrir se Piet gosta de café – como eu gosto – ou não… Paciência, Karla, tenha paciência… rsrs
    Parabéns pelo trabalho, não entendo nada de desenho mas gostei muito do que vi, li e ouvi!!! Parabéns!

  71. aêêêêêê, previsão (ainda que aproximada)!!!!!! beleza!!! Valeu, Samuel!!!!!
    Agora só preciso roer mais devagar as unhas das mãos da minha esposa (já terminei o outro pé), para fazer elas durarem até lá hehehehe
    Quem sabe as minhas unhas dos pés não crescem um pouco até lá, também. 😀
    Aguardando ansiosamente, tomando café.
    Ah, estava me segurando, mas, como preciso aliviar um pouco da ansiedade, tenho que perguntar: há alguma previsão de fazer, posteriormente, uma versão impressa dessa história toda?? Tipo… uma graphic novel? (tenho hábitos um pouco “jurássicos” e ainda curto muito manusear uma GN, um livro ou um gibi heheh).
    Abração, e, continuamos esperando 😉

  72. Ah Samuel, mesmo sabendo que não está nem perto da data da previsão fico passando por aqui despretensiosamente só pra não perder o hábito… E que boa notícia saber que as páginas voltarão a ser semanais! Que alegria! Esperando ansiosamente.

  73. Samuel, é possível colocar este quadro de previsão no inicio da pagina? Por que sempre dou uma passada e tenho que rolar e rolar pra saber que nada mudou, isso é frustrante. kkk. Abraço

  74. Opa opa… quase lá!!!! Aguardando ansiosamente. A esposa já tem me deixado trancado no banheiro para não ficar enlouquecendo ela hehehe. Ainda não surtei, mas tô quase. mas agora falta pouco (bom, menos do que antes 😉 ).

  75. Yesssssssssssssssss. Data precisa!!! yesssssssssssss. 03 de setembro tá quase aí! Beleza!!! 6 dias e contando… 😉 (olhos esbugalhados e vidrados no monitor, saliva escorrendo pelo canto da boca, mãos tremendo, balbuciando, repetidamente: café… Piet… Eventos… Ferrugem…)

  76. Pelo amor de Deus, Samuel… Depois dessa atualização, volte a postar semanalmente! Já não aguento mais entrar e ver que não tem nenhuma páginazinha nova… T-T
    Enfim, FORÇA! Seu trabalho é incrível!

  77. Cara, a história tá muito loca…. Espero que depois voce consiga conectar todos esses acontecimentos de alguma forma! Ta de parabens… continua assim…. mas na minha opinião, ainda devia fazer publicações semanais como no passado. Abraços

  78. Surpreendente como sempre! Já estava sentindo falta de Era da Ferrugem! Estava achando que tudo o que ele “desejava” se tornava realidade, mas nesse capitulo dá a entender que não é bem assim, agora estou ainda mais curiosa pelo que vem por ai! >__<

    Agora os lançamentos voltam ao normal? Umas 2 páginas por semana?

  79. NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER ESSA EXPERIÊNCIA!!!!!! ERA DA FERRUGEM É O MELHOR QUADRINHO BRASILEIRO DA ATUALIDADE, PONTO FINAL! ONDE EU COMPRO O CD DO SOUVERÄN??

  80. O Piet gosta de café! E que desenhos incríveis Samuel, muito bons mesmo. A parte em que a cafeteria explode ficou FODA! Valeu muito apena esperar (mas continuo apoiando as postagens semanais). Caramba, to realmente impressionada. Parei de tentar me convencer sobre o que viria em seguida na história mas nunca esperei por isso! Só fiquei com mais vontade ainda de ler o resto. E como musicista, to louca pra ouvir o Souverän da vida real, o que foi outra notícia muito boa: se pensarmos em como os temas são ótimos vemos que só temos a ganhar com mais um elemento pra incrementar a história. Tomara que vc consiga publicar essa HQ em alguma mídia física… Novamente, to aqui esperando a continuação!

    1. Também acharia incrível ver os eventos publicados em mídia física (no formato graphic novel ficaria perfeito).
      Tem o catarse, que, muito sucintamente, é um site em que o pessoal faz “doações” para a realização de um projeto. Só não sei qual seria o custo total para publicar “eventos” (até mesmo em razão da qualidade do desenho do Samuel – cor, detalhes, efeitos… – teria que ser, na minha humilde opinião, um papel de qualidade para receber essa magnífica obra), mas acho que vale uma estudada na questão, Samuel.

  81. aaaaahhhhhhhhhhhhh!!! Incrível! Sensacional!
    Samuel, simplesmente “fodástica” a continuação. Valeu cada milissegundo de espera (mas continuo votando pelas postagens semanais hehehe). Os desenhos, a iluminação, o enredo… perfeitos.
    Depois vou ouvir a trilha sonora, que ainda não conheço. 😉
    Aguardando ainda mais ansioso pelas próximas páginas. o/

  82. Quando cheguei na parte em que a mulher bateu na do Piet o vocal começou. Arrepiei!

    Adorei tudo nessa história, no seu estilo, no mistério, na música. Você merece!

  83. Absolutamente incrível! Totalmente sem folêgo aqui! Desenhos sensacionais. As cenas de ação ficaram muito impactantes! Belissimo uso das linhas de movimento/foco. Fiquei realmente impressionada. E como sempre, estou completamente entregue a sua história. Aguardando as próximas páginas, músicas e afins!

    E ah, cê tá de parabéns!

    PS: jura que creme em pó p/ café é inflamável? LOL. Fica aí a dica pros black blocs que quiserem inovar no coquetel molotov…. http://www.youtube.com/watch?v=ljbzrzQ_DFg

  84. Simplesmente incrível, Samuel! Você conseguiu aumentar – ao invés de sanar – a expectativa sobre as próximas cenas dessa sua história ímpar! Lá vou eu, mais uma vez, mergulhar na ansiedade a espera de explicações… Muito louco, meu!!!! Parabéns, seu trabalho é excelente!!!!

  85. Cara, que medo de toda essa carnificina… fico bastante surpresa em ver que os pensamentos “de momento” do Piet acontecem mesmo D:
    E bem horrorizada sobre como às vezes temos esse tipo de pensamento. Vê-los assim, realizados, é assustador.
    E a música ficou excelente, além de ter combinado muito com os quadrinhos que se seguiram. Parabéns aos envolvidos no projeto (:

    p.s.:Quando um dos carinhas fala “Eu serei o deus do mundo novo”, não pude deixar de lembrar do mangá Death Note. Coincidência ou não, adorei a semelhança.

  86. Muuuuito boom õ/ … tou mais que animada agora, esperei por esse capítulo e agora que li fiquei ainda mais ansiosa pro próximo xD
    E a música do Souverän ficou perfeita enquanto lia os quadros ‘–‘ mais que parabéns Samuel ><

  87. Samuel, tenho uma dúvida que me acompanha desde o primeiro dia que conheci “eventos intrigantes” e, considerando que a história está cada vez melhor, resolvi perguntar: como este é o “livro um – Piet Petersen”, teremos outros livros e outros personagens também?? E depois, pretendes unir os personagens em um outro livro? heheh cara, muito curioso pelo desenrolar dos eventos intrigantes.
    Parabéns pelo incrível trabalho.

  88. Caramba! Fiquei sem fôlego nas últimas cenas!
    Surpreendente, realmente não estava esperando por isso! Muito curiosa para saber o que vai ser dos dois desse ponto em diante!
    Sua arte e coloração continuam incríveis. Eu já vi, revi e continuo encantada com as expressões e cores, principalmente a cena do fogo <3
    No aguardo de mais, parabéns =)

  89. Samueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeel… cadê vocêêê?? (na voz do Salsicha hehehe)
    Tudo bem por aí, Samuel?
    Aguardando ansiosamente pelas próximas cenas do capítulo.
    😉

  90. Lá vou eu outra vez Samuel… Onde está vc agoooraaa? (8) Eu sei que vc tem um monte de coisas pra fazer, mas é que dá uma saudade… Já reli os 5 cap. umas 10 vezes. Tá precisando de ajuda? eu lavo, passo a roupa, essas coisas, pra vc poder ficar livre pra a HQ. Aguardando ansiosamente!

  91. Aee samuca !! loco seu HQ , desenhos mega fodah!., estou no aguardo de novas paginas, não ligo se fechou o capitulo, e quero apenas ler shaushaushau parabens pelo trabalho e pelo som tbm, ficou megafodah!

  92. CApitulo 6….– 0_ /0 –!!!!!!
    || ||
    ____________ / ______________________ /___________________ po cara esperando ancioso pelo capitulo 6 entro toda hora e nada de atualização

  93. Caraio o-o que susto da romba!! que tá acontecendo meumerlin!!!

    Nossa… eu ouço/leio esse menino e fico tipo: eu… falo assim? nossa.. -.-‘

    Vida estranha desse Piet ._. mas que eu estou adorando. Muito legal, não esperava tudo isso e não sei o que esperar mais <3

  94. Ahn, na cena do Piet está na cama, aparece escrito num balão a palavra “rrabalho”, só avisando. Em fim, é um trabalho incrível, o seu traço é uma coisa de loco kkk impressionante!

  95. cara, muito massa a história.

    achei legal o Piet ter um gato chamado fumaça. Também tenho uma gata chamada fumaça e isso me fez prestar mais atenção na história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *