330 comments

  1. estou completamente apaixonada pela série! lí tudo nos ultimos minutos hehe
    devia divulgar mais! é muito bom, todo mundo devia conhecer!

      1. Samuel Fonseca incrível a sua obra, fui recomendado por um primo meu e fiquei fascinado, vc tem grande talento. Desculpe por não poder contribuir, sou de menor, espero mais obras suas

  2. Certeza que esse é o capítulo final? Puxa, que notícia mais triste… =/ (eu esperava que ainda acessasse o site, quando eu tivesse já meus cinquenta, sessenta anos, para ler as páginas novas dos EIdEF…

  3. OMG! Capitulo final!??? Não sei se fico feliz ou triste… mas acho que mais feliz, pq estou MUITO curiosa pra saber o que esta acontecendo kkkk Mas já estou com uma pequena saudade ao imaginar que vai acabar =( Mas tenho certeza que vamos ter outros quadrinhos certo!???? (tom ameaçador) kkkkkk Estou apaixonada pelo trabalho, parabéns!

      1. Samuel cara muito obrigado pelo esclarecimento. Um amigo do meu trabalho e eu vibramos muito com a noticia…..rsrsrs
        Espero que o final da terceira renda a mais umas 15 …hahahahaha

  4. História fantástica, quando cheguei aqui achei que seria apenas “mais um clichê”, mas fui surpreendida pela qualidade da arte, enredo envolvente, maduro, objetivo. Personagens cativantes, cheios de personalidade que parecem até mesmo pessoas reais. Parabéns pela obra prima!!! Aguardando ansiosa a segunda parte da história!!!

  5. Difícil escolher a melhor cena até agora Samuel, foram tantas rs
    Mas sem dúvidas a da aparição do “fantasma”, dito pelo pessoal da Cleano foi simplesmente de mais!
    Cara ficou muito fod* xD

  6. Samuel, tranquilo?

    Descobri a saga EIdEF quando a mesma já estava em seu quinto capítulo, e desde então acompanho fervorosamente as publicações. Se você pretende lançar a saga em livro, que tal um crowdfunding no Kickstarter ou no Vakinha? Não sei se você conhece essa alternativa, mas acompanho o trabalho de outros quadrinistas brasileiros, e vários deles já lançaram livros assim, com a contribuição de seus fãs.

    Mas enfim, enquanto a saga não sai em livro, fico aqui aguardando a publicação dos quadrinhos dessa semana!!!

  7. Man, já tem data de lançamento da edição impressa? Tem algum crowdfunding? Creio que a versão em inglês se tiver uma boa publicação a galera lá fora irá gostar. Tenta divulgar também no Reddit a versão em inglês.

      1. Samuel, conheço, pelo menos, 5 pessoas que indiquei seus quadrinhos que apoiariam o crowdfunding, caso queira iniciar a ideia, já tem apoio!

  8. Gente da uma olhada nos comentários da página não custa nada.
    O Samuel já explicou mais de uma vez que não é o fim da história, apenas o fim do “livro”.
    Ele planeja três no total.

  9. Faz um tempo que não comento!! Primeira coisa, aquela primeira imagem, com o raio cruzando a cidade…se você fizer maior, vira meu wallpaper!! A arte tá duca**! Muito boa mesmo! Aquela ave(de novo) passando depois me lembrou do mito do Thunderbird xD Notei outra parada também, não são todos os personagens que tem seus olhos “iluminados”. Corrija-me se não, mas vejo isso como algo importante =x No mais, parabéns pelo trabalho de sempre! Tá muito foda xD

  10. Ótima historia, o suspense foi trabalhado de maneira espetacular e mesmo demorando para acontecimentos marcantes na revistinha, ela te prende muito bem.
    Parabéns pelo trabalho de cores que trabalha com o sentimento em cena e deixa o leitor imerso. Falando em imersão não da pra não elogiar a trilha sonora, que ta muito bem escolhida e muito bem feita.
    Em um geral gostei muito dos quadrinhos, devorei eles de uma vez só e estou esperando ansiosamente pelo resto.

  11. Olá Samuel, beleza? Gostaria de saber se você já pensou em criar uma arte do HQ para camisas. Os seus fans (vide já sou um de carteirinha) com certeza se interessariam em comprar e acredito que isso seria uma grande fonte de divulgação dese seu trabalho fantástico xD

    1. Eu penso sim! Porém, ainda preciso pensar numa infra-estrutura para pagamento e envio. Por essa razão eu ainda não coloquei nenhum tipo de loja no site; com certeza eu não daria conta. E também pelo fato que, no momento, desejo apenas divulgar o máximo possível da série.

      1. A infra-estrutura para uma loja virtual pode ser um pouco complicada, com organização de pedidos, estoque, entregas e tal… mas você podia fazer uma esperiencia com crowd funding tipo catarse, assim o numero de camisetas é controlado e elas já saem vendidas, sem problemas com estoque e etc, alem do que fica mais facil incluir o custo de correio/entrega em cada peça. Tambem deve facilitar a questao de tempo, uma vez que se despacha tudo depois de fechar o projeto.
        Uma conta no paypal é bem facil de fazer, só precisa de uma conta no banco. Tambem devem ter varias outras opções por ai.

        Dá pra começar com um numero pequeno e ai já ajuda na divulgação da serie.

        Bom, fica ai a ideia.

  12. Sensacional a série Samuel! Altíssimo nível! E esse pássaro do início do capítulo ? É o mesmo que sobrevoou a Charlize e o Piet nos capítulos anteriores ? Parece uma fênix…Hehehehe! Parabéns pelo trabalho! Estou ansioso pela conclusão desta parte da história!!!!

  13. E começa minha saga de caçar desenhos ocultos e achar que estou paranoico, mas dessa vez só porque não tenho certeza se aquilo é realmente uma caveria/rosto/algo no capuz dele xD Os detalhes que você coloca fazem muita diferença cara! Fica muito bom, por exemplo, ver que o Khalil(ou outro funcionário), estava tentando acessar aquela “merda de que não gostamos” no trabalho(o.k, foi um chute que fosse esse o site, mas não duvido kkkk).Como sempre, só aguçando nossa vontade de ler mais páginas! Keep up with the good work!

  14. Cara… Este gato… E seus olhos brilhosos… Ficarei de olho nele… It’s scaring me…

    UHASUASHASUHASUASHUASHASU!

    Como sempre, arrasando na arte, Samuel!

  15. Caralho cara… simplesmente não sei como definir isso tudo… tipo em partes me identifico com o Piet… e esses quadrinhos que você faz… meu amigo isso sim é quadrinho de qualidade, afinal a utilização de traços e cores passa sentimentos que só aumentam o suspense, estou super ansioso para o restante da história, tu ta de parabéns cara, de verdade. Muito bom mesmo

  16. Samuel, eu gostei muito da história, tanto é que despertou em mim a vontade de conhecer mais a literatura em quadrinhos e busquei outras histórias na internet, mas a sua é de alto nível, é muito bom conhecer essas coisas novas. Parabéns pelo seu talento e trabalho! Mas, pra mim, é um pouco chato ficar lendo de parte em parte essa história tão instigante, esperarei pelo fim desse livro para enfim lê-lo sem pausas. Continue com seu trabalho! Att, Leonardo.

  17. Minhas suspeitas(certezas) sobre a importância da luz dos olhos só aumentam xD
    Como sempre, um mestre no cliffhanger!! Então se fazem necessárias as frases que você mais deve ler: “QUERO MAIS!! QUERO O PRÓXIMO LOGO!! CADÊÊÊÊÊ?!” kkkkkkkkk
    Muito bom cara, to muito ansioso pra conclusão deste primeiro livro! E pro jogo do Dinamite&Raio Laser tbm! Previsão de quando sai? *-*

  18. Cara, um dos meus grandes sonhos é ver essa HQ se tornar um livro *-* eu amaria MUITO ter ela impressa colorida e com capa dura *-* eu iria reler a história várias vezes e dar de presente pra alguns amigos, huehuehue XD

  19. Olá, Daniel.

    Cara, parabéns pelo seu ótimo trabalho. Vc é incrível. Seus traços são imersivos e expressivos e a música de fundo é fantástica. Pena que eu demorei para perceber que era pra dar play pra ler…

    Bom, vc já pensou em fazer crowdfundind. Eu gostaria de ver sua HQ em papel nas minhas mãos. Essa mesma que eu já li. Seria ótimo ter a revistinha com um CD incluso com a trilha sonora.

    Parabenizo de novo pelo ótimo trabalho. Obrigado pelos ótimos momentos de leitura de uma ótima HQ.

    1. Valeu, Vekao!
      Daniel é meu irmão – e ele está cuidando da seção de contos do Era da Ferrugem, o “Mundo em Ferrugem”. Deve ter sido por isso. Obrigado mesmo pela força!

      P.s. – o capítulo ainda não acabou.

  20. algo de direção o pai dele ensinou
    Samuel, não sei pq, mas sempre que leio “e musica noa também” me animo mais. Adoro como faz uso da trilha sonora como “ambiente” para a leitura, aprofunda a sensação do leitor, ter que virar também um ouvinte.

  21. Meu Deus, o cara tá dirigindo sem carta!!! =OOOOOOOOOOOOOOOOOO
    Mas é como ele bem disse… ‘foda-se’… Tem coisas mais loucas que isso acontecendo! USHAAUSHAUSHASUHASUASH

  22. aaa, bem, queria ser chato não… mas só comentando. O celular aparece rachado no começo, no meio quando ele pede pra traçar direção ele está inteirinho… só uma pequena observação

  23. Primeira coisa, eu estava certo sobre o site que Piet e eu odiamos kkkkk
    Como sempre, muito bom Samuel! Só estou esperando acabar esse primeiro livro pra reler tudo do início, só pra ter mais imersão!
    De resto, bom descanso cara! Vou ficar aqui aguardando ansioso xD

  24. Parabéns cara, fiquei muito feliz ao ver que ainda sairão +2 livros.

    quando sair a edição física, vou comprar com capa dura e deixar ao lado da minha coleção de books =)

  25. Samuel! Cara, faz mto tempo que não comento aqui, mesmo sem deixar de ler as atualizações. To passando só pra pedir permissão pra falar da Era da Ferrugem no me canal literário no youtube. Posso? 😀

  26. Estava eu sem nada pra fazer no PC quando vejo um anúncio da sua história e não consegui parar de ler, é realmente incrível cara, Bom trabalho.

  27. Parabéns pela história, pela composição dos desenhos, pelas trilhas sonoras, com certeza isso daria um excelente jogo estilo “Heavy Rain”.

  28. tem algum livro a venda sobre “eventos intrigantes da era da ferrugem” (adoraria ter na minha coleção), eu descobri hoje e já viciei quero muito ler as próximas paginas

  29. Simplesmente incrível, comecei ler essa noite e não parei… Agora até me atrevo a me chamar de fã! HAHA’
    Esperando ansiosamente a continuação. Ótimo trabalho Samuel!! (:

  30. “Continue voltando aqui até a última revelação”…..nem precisa pedir, Samuel!! ta demaaaais esse desfecho, quanto mais páginas saem, mais fico ansiosa pelo que está por vir!! estou junto com o Piet na espera por descobrir um pouco mais desse mistério todo! e o traço e as cores estão fantásticos!

  31. Samuel, isso tá ficando cada vez melhor!! Espero que em algum momento vc explique essa tecnologia anti…anti… Anti-seilaoqueraiosestáacontecendotalvezmagiaoualiensoumagiadealiens!! kkkk Tá foda como sempre cara!! Genial

  32. webcomic excepcional!
    Comecei a ler hoje 16 para 17/10/2014 e na minha opinião deixa muita serie gringa pra trás, das mais de dez webcomics que eu acompanho essa foi pro topo da lista quero saber o que vem a seguir…

  33. gosto muito mesmo do que voce faz, mas devia ter um cronograma mais bem determinado. Eu e muitos esperamos tempo até demais para ler mais de sua fabulosa história.

    Samuel, continue essa coisa maneira ae. Você é badass, cara!!!

    1. É, Batatinha… Vida de autor independete é difícil. O cronograma é imprevisível quando se adiciona trabalho, estudos e vida pessoal numa atividade não remunerada (que é o Era da Ferrugem).

      Hahaha, valeu. Primeira vez que me chamam de “badass”. I’m feeling badass now.

  34. Samuel!! Como sempre arrebentando!! Os efeitos ficaram fodas!! Usou flash ou gif? Só to prevendo a grande M que vai dar quando esse bastão mágico/alienigena/arcano/tecnológico parar de vez com esses trecos por aí…

  35. Caramba Samuel! Esse seu trabalho so evolui cara, meus parabens!
    Os tracos melhoraram bastante ao longo do tempo e a historia esta muito boa e envolvedora.
    Meus parabens! Que voce continue a melhorar 😀

  36. Demorei bastante para voltar aqui! Mas a história continua muito curiosa e artisticamente incrível!!
    Que que foi esses últimos eventos agora? O que estará acontecendo? Porque tantas perguntas e tão poucas respostas? hahaha
    Aguardo ansiosa pela continuação =)
    (E adorei por essa mulher no final e seu esqueleto!)

      1. Opa! Estou ansiosa pelas essas respostas!
        É, não teve páginas novas esse ano, né =(
        Eu tenho planos de continuar sim, mas é que 2014 foi um ano bastante complicado para mim. Vamos ver o que 2015 reserva.
        A propósito, um excelente ano novo para você Samuel, Boas festas! =)

  37. Adorei o HQ, eu vi um folheto na comic con e quando cheguem em casa resolvi dar uma olhadinha, adorei a arte ( parabéns para quem vez), e adorei a historia. Esperando ansiosamente para continuar a ler.

  38. Poha, acompanho essa serie a um bom tempo, tipo mais de ano jah, e ta cada vez ficando mais fod……magina um filme animação disso.
    Muito cara, parabens mesmo pela criatividade e pelo dom!!!!

  39. Olá Samuel, sou o rapaz que leu a Era da Ferrugem enquanto estava na fila para o painel na Comic Con, se eu já havia gostado, agora eu amei, reli novamente desde o começo com a trilha sonora e depois vi os efeitos em alguns quadros, que magnífico. Mais uma vez parabéns pela arte, e também o roteiro é demais, agora fico no aguardo para a continuação. Abração pra ti e pra sua namorada, também agradeço novamente pela arte que fez no final do livro, ficou ótimo e parabéns pela simpatia, eu e minha esposa esperamos encontrar vocês novamente na Comic Con do ano que vem

    1. Que bom! Eu achei muito legal você ter lido na fila e ter vindo contar o que achou no dia mesmo. Poxa, fiquei muito contente.

      Voltei com as atualizações semanais e, agora, espero ir direto até o final da primeira temporada. Espero vê-los novamente ano que vem também! Um abraço e até breve!

  40. Aaaah, os agentes! Tinha achado eles gente boa XD Ninguém sobra isso nesse lugar! Só espero que o Khalil não resolva ir atrás do Piet e apareça no meio da zona instável também! Como sempre, foda cara! Ansioso pro desfecho dessa primeiro livro! E a música tá fodástica também, compondo muito bem o clima!

  41. É isso, vamos matar todo mundo e então colocar uma carinha sorridente desejando boas festas kkkkkk Só você mesmo menino, minhas festas do final do ano vão se alteral entre comer e conversar com as pessoas e vir aqui conferir novidades o/ Parabéns pelo trabalho e as músicas estão ficando cada vez melhores *—*

  42. Brother, caí de paraquedas aqui hj e vou te falar, parabéns. Acompanho bastante quadrinhos europeus, muitos publicados por grandes editoras e o seu trabalho tá em pé de igualdade com a turma da gringa, rs. Isso merece uma encadernação com material de luxo para colecionadores. Desejo que esse projeto seu lhe de um bom retorno. Abraço.

  43. Acho inexplicável nunca ter lido nada a respeito dessa obra magnífica – nem em sites especializados nem em lugar nenhum. Isso é literatura de qualidade, pura e simplesmente!! Meus parabéns Samuel. Sinceramente.

  44. Só eu que ñ quero que acabe ? e ñ é só por estar fantástico, mas sim pq acho que tem como continuar ‘-‘ bom ñ sei se me fiz esclarecer. Oque quero disser é que com esse desfecho abre uma oportunidade pra uma continuação ou talvez uma futura continuação com ele aprendendo a usar seus ” poderes” e asseitando sua relação com esse mundo

  45. “Talvez seja bom tentar elucidar as coisas pra você. Pelo menos um pouco antes de… Bem…” E eu aqui esperando a bendita elucidação! Nossa Samuel, que desenho incrível! Eu passei um bom tempo olhando nos olhos dela, um tanto hipnotizada com esse ar de loucura e excitação. Pode ter certeza de que se tem alguém que vai continuar voltando aqui até a última revelação, sou eu!

    1. Valeu, Eduardo. Não sei até onde vai o talento e o monte de tempo que eu gastei, todos os dias, em ficar tentando criar histórias, desenhando e até arranhando instrumentos musicais. O fato é que, quanto mais se faz, mais você nota progressos.

  46. Caraca samuel! Eu aqui lembrando do dia em que a gente se encontrou (CCXP). Eu que gosto de criar minhas teorias curti pakas essa ideia de uma “energia” em um corpo. Esse pombo merece meu respeito! kkkkk

  47. Uau!! agora sim estou entendendo muita coisa… Embora ainda curioso para saber onde isso vai dar. Se for onde eu penso… Poxa vida!!! ESTOU EMPOLGADO!!

  48. Acompanho dês do capitulo 2 e a cada nova pagina, você me surpreende. Um Trabalho fantástico, parabéns.

    Obs: Queria que a versão impressa tivesse esses efeitos de movimento e tocasse as musicas. Tipo aqueles cartões postais musicais ou não =P

  49. Essa estória está num “crescendo” fabuloso! E pensar que terão mais dois livros inteiros… Simplesmente animador!!! Quero saber como se desenrolaram os acontecimentos dessa temporada!! Ah, a ansiedade….

  50. AHÁ!! Sabia que aquilo nos olhos do Fumaça significava algo! E todos aqueles símbolos escondidos em tudo que era canto! GENIUS!! “O diabo está nos detalhes”, mas você tá conseguindo manejá-los muito bem! Tá muito bom Samuel, abração e melhoras aí

  51. Caramba Samuel! Essa historia ta doida demais hahaha
    To ja pra arrancar os cabelos aqui!
    Voce tem pretensao de mandar a era da ferrugem para impressao?

    Parabens pelo otimo trablho!

  52. Essa história realmente vícia desde e o começo, mesmo que agora ela esteja bem diferente de quando começou. Cara gostei muito da premissa jovem dos primeiros capítulos,é realmente inacreditável que os autores não se utilizem dos elementos tecnológicos de forma tão corajosa e ao mesmo tempo sem faze-la afetar o enredo. Depois houve aquelas historias que me fizeram perguntar aonde você estava pensando em chegar, agora,porém, percebo que essa história bebe e muito dos contos do Hellblazer, principalmente a aclamada fase encabeçada pelo autor britânico Mikel Carey, com toda a sua construção provocada pelo acaso, e o os cenários europeus, que dão aquela aura sóbria e angustiante de solidão. Em todo caso, espero que você possa encontrar alguma editora independente para poder lançar um encadernado, precisamos de materiais de alta qualidade como o seu circulando por entre os festivais de historias em quadrinhos e revistarias, se puder ler e responder minha pequena resenha agradeço, e fica minha promessa de espalhar a dica dessa excelente história e mais uma vez, meus parabéns!!!!!!!!!

    1. Poxa, obrigado pelo comentário/resenha, Alan!

      Quando eu decidi não dar sinopses da história foi pensando no que você abordou; sempre gostei de histórias que “mudam de gênero” repentinamente (muito pelo motivo de eu gostar de muitos gêneros de história), colocando os mesmos personagens que se conhecia em situações, agora, fantásticas. A ideia de Era da Ferrugem nunca mudou, mas, pelo fato das postagens serem “lentas” como são aqui e esse estágio da trama ter demorado tanto desde que eu comecei a postar, acredito que a mudança pode, talvez, ter parecido um pouco brusca para algumas pessoas. Acredito que esta mesma HQ já completa, no entanto, vai ter o ritmo de leitura ideal, sem estas longas esperas semanais. O fato é que tudo tem um porquê na trama, e ela, ao meu ver, ficará progressivamente mais interessante a partir daqui.

      Obrigado pela divulgação!

  53. Foi o destino, você postar só aos poucos a estória. Nem de longe traria a mesma emoção se eu soubesse de tudo isso rapidão na mesma hora. Puuuuuuuuuuuuuttttss!!! Genial DEMAIS! Muita coisa que eu estava imaginando está acontecendo, e muita coisa que eu acreditava na minha vida está acontecendo também, incrível! Parabéns é pouco. As vezes sinto que tenho tanto pra te perguntar que nem sei por onde começar, hahaha Vc se tornou aquele tipo de pessoa que temos vontade de encontrar numa cafeteria pela manhã pra conversar um pouco antes de ir trabalhar e embarcar nesse mundo massacrante.

    1. Caramba, obrigado. Tem pessoas que eu gostaria de bater um papo, também. O Neil Gaiman, com certeza, é uma delas. Porém, acho difícil encontrá-lo numa padaria em São Paulo tomando um pingado, haha. 🙁

  54. Parabéns, excelente trabalho! Venho acompanhando desde o ano passado, e, apesar de não curtir coisas de terror nem semelhantes, eu estou gostando muita da sua história misteriosa e bem elaborada. Seus desenhos são bonitos e elaborados, alguns quadrinhos até mesmo parecem quadros de pintura, uma obra de arte. Corrija-me se estiver errado, mas eu compreendo que as longas esperas semanais vêm por conta de você provavelmente não ter expectativas de conseguir tornar esses desenhos como ganha-pão principal. Eu realmente não gosto de esperar e levar anos para ler uma única história, mas seu enredo e seus desenhos são muito bons a ponto de valer a pena minhas idas e vindas pra cá.

    1. Valeu pelos grandes elogios, Alex.

      Na verdde as grandes esperas tem a ver com isso, sim. Preciso cuidar dos afazeres antes de ser capaz de trabalhar nas páginas do Era (que não são feitas em qualquer meia hora. Leva tempo).

      Então, não há jeito; esse é o ritmo que consigo produzir hoje. Muito menos do que eu gostaria.

      Obrigado pelo apoio.

  55. Ansiosa aqui DDD: Samuel não me mate de curiosidade por favor, acompanho sua serie a tempos e me apaixonei pelo seu desenho *o* posta logo essas paginas *–*

  56. Kaara, essa HQ realmente me pegou de jeito, peguei na altura que o ultimo capitulo havia sido iniciado e toda semana me vejo abrindo pra ver novas paginas. Tá de Parabéns kara, eu sou academico de Artes da UFMS e concluirei o curso ano que vem (provavelmente), com a produção de uma HQ digital, e com certeza citarei sua obra e tomarei como referencia em meu trabalho acadêmico, pois é um grande exemplo nessa linha com tudo que uma HQ digital pode ter!

  57. Cara, que triste… Tomara que com poderes novos ele reviva o povo (desejo sabendo que é bastante improvável de acontecer)…
    Parabéns pela história, cara! Continue que tá todo mundo ansioso pelo restante das páginas!!
    =)

  58. Samuel, isso é coisa que se faça?! Como você faz a maldade de terminar isso assim?! É o Khalil véio, o Khalil T_T
    Como sempre(sempre,sempre), tá foda cara. A trilha compondo sempre o cenário de maneira exemplar! Mto bom!
    Also, te achei lá no tapastic. Não sei pq não tava te seguindo lá kkkk Em algum momento nos próximos meses, vou começar a postar umas bobeirinhas por lá xD

  59. Reli desde o começo e, cada vez mais, percebo como a trama foi bem trabalhada. No começo, ficava confuso e receoso se o autor sabia para onde estava indo. Hoje fico extremamente feliz ao perceber que ele não só sabe bem mas já prevejo a estória ficando realmente épica!
    Obrigado por esse presente.

  60. OPA! blz, samuel? aqui é o batatinha de novo hehe to gostando bastante dessa parade de glifos… e finalmente descobri o que era aquela droga de SÍMBOLO!!! kkkk fiquei um tempo sem ler, e espero que escreva mais histórias como essa e dina e raio! se sair livro impresso de era da ferrugem, pode saber que eu compro SEM DÓ!!! até o twitter, cara! mt bom o

  61. Cara, eu já tinha comentando na final do outro campítulo, e tenha entrado cotidianamente para acompanhar as postagens, que por sinal tem sido simplesmente avassaladoras.
    Estou ansioso para ver o season finale e as próximas temporadas.
    Existe uma previsão para a obra impressa da Era da Ferrugem?
    Sucesso cara, a história esta animal e os traços cada vez melhores!

  62. A história se redimiu (estava desgostando até o capítulo 5). Tomou um rumo espetacular, e tem um traço lindo, além da história ser bastante misteriosa e intrigante. Mas uma crítica construtiva é a de desenvolver melhor as mulheres da HQ e não a

  63. Nossa senhora, bom demais! E a HQ tem que vir com um CD incluso com as músicas!
    Pobre mãe do Piet.. Ela aguentou tanto. Não é a toa que se chama Dark Justice, pois a justiça dele é apenas uma sombra do que seria a verdadeira justiça. O Piet é uma pessoa fantástica, mas que infelizmente sucumbe às coisas que acontecem à sua volta pois desde pequeno ele sucumbiu ao sofrimento. Ele estava certo, tem muita coisa que não tem como “não dar bola”, e a mudança dele não foi rápida e forte o suficiente pra vencer os desejos da Ada. Vamos ver no que vai dar agora, parabéns pela força e genialidade da estória, Samuel! Abraço! 😀

  64. Caramba Samuel, valeu a pena esperar pra ler tudo de uma vez. Simplesmente fantástico. E agora, faz o que até começar a segunda temporada? Acho que vou acabar relendo tudo outra vez, pra não sair do clima. Parabéns cara!

  65. Caraa, que “final” triste! Morreu todos os personagens que eu tinha me apegado! To muitooo ansioso pelo livro 2, de verdade! Parabéns pelo talento, Samuel. Conheci a HQ pela Tatiana Feltrin que falou sobre ela em um dos seus últimos vídeos, e cara, achei incrííível! Parabéns mesmo!

  66. Uaau… não apenas a arte, historia e narração são excelentes, a mensagem por de trás de tudo também é magnifica. Sem sombra de dúvidas um dos melhores que já acompanhei ( se não o melhor).
    Uma mensagem pro Piet…. hum… cara vc deve estar se sentindo feito bosta… boa sorte ai…

  67. Que.Trabalho.Foda!!!
    E incrível!
    Acabei de engolir os sete capítulos. Estou com um baita orgulho do seu talento e força de vontade. Parabéns!

    (PS: que dia feliz esse em que assisti o vídeo em que a Tati Feltrin recomenda com força esta HQ).

  68. Amei a história!!! Perfeita!! Sabia que seria demais! Parabéns por toda dedicação, e agora pode relaxar um pouco! Sei de todo seu esforço, acompanhei de perto, e agora VC merece descansar um pouco antes dos próximos acontecimentos do era que serão demais!!!! O era já é sucesso!!! Genial!!! Beijos, parabéns, missão cumprida!!! Te amo e pode contar comigo sempre, VC já sabe!!!!

  69. Yeaaaaaaaaah!

    Parabéns Samuca! Enfim, é o fim. Por ora… Antes da parte dois, eu como leitor penso ser OBRIGATÓRIO que o impresso sai do papel (ou vá para o papel, sei lá). Sei que muitos vão te ajudar, seja doando zenys, rupias, “dinheirinho” ou dando suporte na correria que vai ser fazer esse impresso acontecer. Conta comigo. O Patreon tá te esperando! Parabéns de novo. Muito orgulho cara!

  70. Parabéns Samuel.. acompanho a história desde os primórdios e sempre fico muito feliz quando vc atualiza as novas páginas heheheh espero mesmo que ganhe dinheiro com isso e continue sempre produzindo pois ao meu ver todo mundo tem que conhecer essa história. Mais uma vez meus parabéns e aguardo ansioso a 2ª temporada! Abraços de um grande Fã e leitor assíduo da era da ferrugem

    PS. ” As músicas também são muito fodas hahahah deixando o ambiente totalmente compatível com as ilustras ;)”

  71. Parabéns, Samuel! E bota em a algum crowdfunding a impressão em capa dura! Mesmo sem os gifs absolutamente fantásticos e a trilha sonora, vou ser uma das primeiras a colaborar!

  72. Samuel, com o perdão das palavras, mas PUTA QUE PARIU!!! Eu já era teu fã, você sabe, mas com o final desse livro 1, agora sou mais fã ainda!! Quando recebi o email com as ultimas páginas, me contive pra não ler (faculdade e tals), mas agora peguei e reli desde o primeiro!! Foi uma viagem por toda a trajetória, e foi uma viagem incrível!
    Dá pra notar a evolução da arte, como a narrativa vai acelerando a cada passo,a evolução e o passar do tempo dos personagens (Alexander ficando mais careca/raspando o cabelo xD) e claro, cada detalhe escondido que mostra não só o carinho que você tem pelo trabalho, com os easter-eggs de dinamite e raio-laser(bom saber que vai fazer mais! E tá devendo uma atualização sobre a situação do jogo hein?!), com as analogias de jogos e filmes (pow, essa última comparando os personagens do hero’s song com o Khalil e o Piet foi emocionantes- bruxa-demônio no alto da torre- hehe) mas também os detalhes escondidos que estavam lá o tempo todo! Os glifos, as cores nos olhos dos personagens (EU SABIA O TEMPO!! Só não sei ainda o que eu sabia hahaha), os rostos e imagens mesclados ao ambiente, até os nomes das coisas! Me viciei em caçar esses detalhes pelas páginas xD E as músicas! Cara, simplesmente foda demais!!
    Ouvi todas de novo, e a segunda parte desta última agora foi “música de crédito de filme” haha! Mas vou cobrar mais info sobre como anda a banda na vida real!
    Tenho que dizer que vai ser foda esperar pra próxima temporada cara, estou cheio de perguntas sem respostas ainda!
    O que é e quem são essa “agência secreta”? Quem eram os caras no shopping(acho que eram de outra organização!)? Por que a Ada é tão famosa/adorada? E o cara com o glifo da Constant? Afinal de contas o que raios é esse “antigo grupo”? E esse gigantão warg amigo dos animais que disse pro Piet se lembrar de onde é seu lar? Ele via/agia através do fumaça? Por que o guizo dele ta brilhando? Como o glifo do abajur arrebentou? As cores dos olhos/auras tem mais significados? “Monster- Watching Every(thing)” tem a ver com isso tudo ou é só um slogan? Aquele cara lá atrás do grupinho “do mal”, do lado esquerdo é o PAI do Piet(parece muito com a foto! E FINALMENTE pudemos ver como ele é! Acho que isso é importante!)? O glifo do outro cara do lado dele, parece uma parte do símbolo da igreja, só que de cabeça para baixo, é isso mesmo? Aparece em alguma outro lugar(não achei)? Eu to muito paranóico vendo coisa onde não tem?! QUANDO SAI A PRÓXIMA TEMPORADA MEODEUSEUNÃOAGUENTOESPERARSOCORROAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!!!
    *caham* Bem, bem u.u O mais importante,meu caro Samuel, PARABÉNS pelo trabalho até aqui, tá realmente incrivelmente foda e espero ler mais logo em breve! E uns contos do Mundo em Ferrugem pra suprir esse meio tempo! To até animado de novo a tentar entrar nos quadrinhos! Fiquei inspirado hahaha! E agora que concluiu, quero ver isso tudo no Tapastic, só pra reler de novo xD Tenho certeza que com a atualização, vai bombar lá também! (mas coloca um ícone mais chamativo!) E claro, isso impresso e com CD(ou sei lá como, mas tem que ter as músicas!)!
    É isso, foi mal pelo comentário grande xD Mas sempre me levanta o astral quando tem página nova, e agora que acabou o primeiro livro, não podia deixar de comentar tudo isso! É que tem tanta coisa XD
    Um grande abraço pra você Samuel! E boa sorte pra continuar com tudo!

  73. Samuel Fonseca seu gênio maligno!
    Velho, ficou muito top essa tua história! Como sempre, fiquei esperando acabar o capítulo para ler tudo de uma só vez para não ficar com a história pela metade e valeu novamente a pena!
    Pode ter certeza que assim que você publicar o Comic, uma cópia já é minha para colocar na estante ao lado do Dinamite e Raio Laser!

    Continue a história e não demore para publicar logo o segundo livro!

    VALEU!!!!!

  74. Samuel tá de parabéns eu conheci seu trabalho por acaso e não consegui deixar de acompanhar tinha vezes q abria o site pra ver se tinha atualizado mais de 30 vezes indiquei pra um monte de gente é difícil ver algo neste nível feito aqui no país tá de parabéns continuarei acompanhando seu trabalho

  75. Cara meus parabéns pelo seu trabalho, ficou incrivelmente perfeito. E esse final, me deixou aqui com o coração na mão, com varias perguntas e com mais vontade de ter gatos hehe.
    Adorei o Piet e minha mensagem pra ele é: Vooolte de onde quer que esteja, seu gato ta vivo. E sempra vale a pena volta pelo gatos do universo, porque gatos são divos.

    1. Acompanhar a Era da Ferrugem, foi uma viagem incrível, muito obrigado Samuel. Vou acompanhar de perto e recomendar pra todo mundo, alias, me sinto encorajado a escrever minhas próprias historias e seguir por esse caminho dos que tentaram.

  76. Uau, demais, simplesmente um final que nos faz ter um gostinho de quero mais, bora para a parte impressa mano, POR FAVOR xD

    Piet feliz niver cara e volta, o gato precisa de você e quanto gatos ou cães morrem, tudo fica mais triste u.u

    1. sem comentarios cara, parabens mesmo, superou muita hq ai internacional que a galera paga pau, espero poder ler isso impresso, você ainda vai inspirar muita gente a produzir também.

  77. Pqp! Q história foda, cara! Fazia tempo q não lia um quadrinho tão bom. Vc é um gênio, Samuel (e tem um puta bom gosto musical, hehe). Altas expectativas pra próxima temporada. Parabéns, sensacional!

  78. Ótima estória. Achei que o trecho que vai do incêndio na cafeteria até Piet receber o glifo ficou longo demais, o que me entediou um pouco, assim como achei que os agentes que vigiavam Piet foram desperdiçados na estória, sendo mortos antes de que sua importância e sua identidade fossem estabelecidas. Espero que tome as críticas como construtivas e acredite: seu trabalho é muito bom. Parabéns.

  79. Meu Deus, Samuel, surpreendente! Adorei a história e as músicas que acompanham ficaram sensacionais! 😀 Espero realmente que a segunda temporada seja no mesmo nível ou superior. O traço mudou um pouco dos primeiros capítulos até aqui, mas acho que é algo completamente aceitável, já que foram mais de dois anos nesse projeto, hehe.
    PS: Feliz aniversário, Piet!

  80. Parabéééééns! Que história sensacional! Não desista! Você faz a felicidade de muitas.
    O que precisa para termos a história impressa para comprar? Faz uma vaquinha online kkkkkk
    Beijos

  81. Berserk feelings 🙂 Adorei a estória. Já havia doado no catarse antes de terminar o capítulo 6, e acho que com a conclusão do sétimo posso afirmar: isso é arte! Já ia perguntar se você também está traduzindo o era pra inglês, quando descobri o ageofrust 🙂

  82. Oi, Samuel!
    Em primeiro lugar parabéns pelo seu trabalho! Acompanho a Era da Ferrugem desde o início de 2013 e me tornei fã logo de cara…
    Estou mandando esta mensagem após ser informado que a meta no catarse, infelizmente, não foi atingida… Fiquei muito chateado com a notícia, pois tinha certeza que o projeto seria apoiado em peso pelos seus seguidores. Afinal, são mais de 5.800 curtidas… Surpresa maior quando vi que apenas 263 apoiadores contribuíram. Minha contribuição foi modesta (R$50,00), mas não podia deixar de tentar ajudar. Infelizmente, nós brasileiros estamos longe de dar o real valor aos nossos artistas. Nos surpreendemos quando surgem talentos nacionais, mas poucos são os que incentivam a cultura em nosso país. “Taí” mais uma prova…
    Espero que você possa incluir o projeto novamente, que consiga o dinheiro necessário para levar a ideia adiante e que possamos ter essa bela arte em nossas estantes, o mais breve possível!
    Sei que o texto ficou enorme, mas precisava desabafar um pouco. Não sou de postar msgs na internet, mas esse caso em especial mexeu comigo.
    Enfim, obrigado por nos apresentar personagens tão cheios de história e vida longa à Era da Ferrugem.
    Abraço, Alex

  83. Gostaria de deixar aqui registrado meu apoio ao seu projeto!
    Infelizmente o projeto do catarse não rolou, mas por favor não desanime! Embora eu ache que você não seja uma pessoa que se deixa desanimar por essas coisas (Não dê ouvidos ao seu Piet interior! Força Khalil!), achei que seria legal ao menos deixar uma mensagem de apoio.
    E esse não é só mais um blablabla sintético que rola solta no socialbook não viu! Manda vê em outro projeto no catarse, que pode ter certeza que eu apoio novamente, sem pestanejar! Tudo bem que eu não doei lá grande coisa também, mas a Dilma não tá ajudando…
    Vou continuar esperando aquele presente para meu amigo. Não tenho dúvidas que a versão impressa do era da ferrugem é um ótimo presente!
    Abraços!

  84. O Capinaremos me trouxe pra cá, pq eu não tava aguentando ler um pedacinho de cada vez kkkk Fiquei maravilhada em saber que é algo nacional! Admirável!! Estou ansiosa pela continuação, e darei meu apoio! Obrigada por essa história!

  85. Bela história. Parabéns. Acabei chegando atrasado, mas li tudo de uma vez. Espero que você transforme em uma edição física, adoraria ter na minha estante.

  86. HOLY CRAP Isso é foda,você é demais,so consigo pensar em uma expressão para descrever o que tive agora BLOWMIND,trilha sonora com perfeição ao levar os momentos da história,sim ta confuso o que escrevo,Melhor sensação do mundo sem ter que tomar nada!!!

  87. Hey Samuel, blz?

    Primeiramente queria dizer que a série tá fantástica! Meus parabéns! Você é incrível com os traços e com a narrativa, confesso que também achava o Piet resmungão hehe, apesar de adorar ele.

    É isso. boa sorte e muito sucesso!
    Abç!

  88. Brother… muito bom. Só fui conhecer agora com o capinaremos postando. Não sabia que tinha um crowdfunding, se ainda tiver, ficaria muito feliz em contribuir. Abraço e continue com trabalho excepcional.

  89. Estou muito chocada com essa HQ, descobri recentemente e li muito rápido a historia, estava bem confusa, mas com o desenrolar eu fiquei completamente chocada, quando sai mais ? e sobre seus trabalhos vai publicar estes conteúdos?

    1. Pelo que eu entendi ela não morreu não, Gustavo. Ela estava em outra cidade no momento da inundação (naquela em que o Piet morava no começo da história)

  90. Cara, descobri ontem essa série, e não consegui parar de ler. Muito boa!

    Vi que a série foi lançada em 2014. Existe alguma previsão para a segunda temporada?

  91. mds cara! eu conheci a era na comic con 2015 em são paulo, ganhei um tipo de poster da segunda temporada mas tipo nem sabia do seu trabalho nem nada, ai tava olhando umas coisas que tinha pego la e la estava seu poster …. a pior coisa que eu fiz foi não ter ido olhar na internet na hora que cheguei no hotel, perdi tempo kk mas to lendo agora. seu trabalho é incrível sem mais nem menos não entendo como uma pessoa tem talentosa como vc samuel não tem um incrível destaque, pq vc da de lavada em muito quadrinista famosinho, a melhor coisa do mês pra mim foi ter encontrado uma historia tao boa pra ler. bjs si cuida ai!

  92. Um trabalho fantástico! Amei conhecer e gostaria muito de ter uma versão impressa. Tem projeto no Catarse ou outra forma de colaborar?
    Torço para que mais pessoas tomem conhecimento desses quadrinhos, eu indiquei para alguns amigos, e quero muito poder dar continuidade nessa leitura!
    Abraço enorme!

  93. Acabei de ter uma das melhores experiencias com quadrinhos da minha vida. Samuel Fonseca, você é incrível, cara. A construção dos personagens e situações é maravilhosa. Os diálogos, por serem verossímeis, deixam tudo muito melhor. Esses diálogos supracitados, em momentos, fizeram com que eu risse muito e em outros ficasse emocionado. O traço é belíssimo, condiz muito com o sentimento que quer passar nas cenas. O universo criado nesses poucos capítulos, da parte 1, é extremamente rico e perturbado. As horas que eu dediquei a esta leitura foram as mais bem aplicadas dos últimos tempos. Obrigado por esse trabalho maravilhosamente incrível.

  94. Cara, esse último capítulo me surpreendeu! Foi incrível, sério. E o que foi essa última música? Combinou perfeitamente!!!!! Porra, incrível, só isso que tenho a dizer. Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *